terça-feira, 18 de novembro de 2014

Servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde abraçam a Campanha “Novembro Azul”.

“Nós apoiamos a luta contra o câncer de próstata”. Diz o prefeito Aldemir Lopes.
A prefeitura de Marechal Thaumaturgo, através das Secretarias municipal de Saúde e Assistência Social adere à campanha Nacional “Novembro Azul” com divulgação em “todos” os meios de comunicações e por meio de palestras.
Em conversas com os senhores da cidade, pude ouvir deles os elogios da campanha, mas a maioria se omite em realizar os exames preventivos, principalmente, o preventivo da Próstata que serão realizados nos postes de saúde da cidade, supõe-se, que os senhores omissos, temem pela o ético marxista ou pelo sigilo de seus exames.
Resumo e afirmo que vai ser melhor levar cabrito velho para água em dias de chuva que sensibilizar os senhores de éticas tradicionais realizarem esses exames.
“O povo não precisa ter preconceito, pois em Marechal Thaumaturgo, os preventivos serão realizados sem toque anal, se aparecer indícios da doença, os senhores desta cidade serão encaminhados sigilosamente para Cruzeiro do Sul e só será tocado por um Urologista”. Disse a Coordenadora em Educação e Saúde Rosileide Bezerra.
Segundo a secretária de Assistência Social Rosineide Bezerra, o objetivo da campanha é combater as doenças que afetam a saúde do homem e principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.
A Unidade de Saúde Naldir Mariano e Centro de Referência de Assistência Social passarão o mês de novembro dedicando-se há realizarem ações voltadas para os homens com idade acima de 40 anos.
O mês de Novembro no Brasil e em outros países, é dedicado à saúde do homem. A campanha "Novembro Azul" quer chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Os atendimento estão sendo realizados durante todo o mês de Novembro de 2014, mas nos dias 17, 18 e 19 do referido mês,  serão  os dias mais intensos da campanha:
Dia 17 de novembro
Roda de conversa para homens com idade a partir de 40 anos;
Depoimento de pessoa portadora de Câncer de Próstata;
Testes rápidos de HIV, HEPATIE B, SÍFILIS, GLICEMIA CAPILAR, PSA, VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL, VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE B  e DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVO.
Dia 18 de novembro
Solicitação de cadastro do CARTÃO DO SUS;
Cadastro no Programa de Hipertensão e Diabetes;
Testes rápidos de HIV, HEPATIE B, SÍFILIS, GLICEMIA CAPILAR, PSA e VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL, VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE B e DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVO.
DIA 19 de novembro
Consultas e exclusiva para os homens com idade a partir de 40 anos;
Avaliação dos exames realizados entre os dias 17 e 18 de novembro.
As ações serão encerradas no dia 30 de novembro com o BAILE AZUL, que é o baile da Terceira Idade que ocorre normalmente todos os domingos, e que especialmente neste mês de novembro será dedicado aos homens partir dos 45 anos de idade.
As secretarias de Saúde e Assistência Social estão pilotando esta campanha com apoio do gabinete do prefeito por entender e reconhecer a importância da campanha, pois  o câncer de próstata  é uma doença  gravíssima e já tem  afetado  homens  aqui do município de Marechal de Thaumaturgo. Além disso, dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença no Brasil.
Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal.
Aqui em Marechal Thaumaturgo iremos realizar o PSA - teste laboratorial, no retorno do exame, se necessário, o paciente terá agendamento prioritário no médico clínico, e encaminhamento para o médico urologista para que seja realizado os  demais  procedimentos  com relação a sua saúde.
É importante destacar que se descoberto na fase inicial, o câncer de próstata, quando tratado, tem baixa mortalidade.

Saiba mais
A Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos.
A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada.
Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).
Como surgiu a CAMPANHA NOVEMBRO AZUL
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada para chamar atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Ao longo do mês de novembro, aqui em Marechal Thaumaturgo, os órgãos públicos receberão o laço azul em suas portas para simbolizar a campanha no município.
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DESTA CAMPANHA, PREVINA-SE CONTRA O CANCER DE PRÓSTATA! CUIDE DE SUA SAÚDE E VIVA MAIS E MELHOR.

Donicélio Nunes, com informações de Rosineide Bezerra. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário