quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Jovens pecuaristas recebem treinamentos para vacinar animais contra Brucelose.

“Vacine suas bezerras de 3 a 8 meses”!
O Ministério Público adverte: A partir de 1º de Outubro de 2012, só será emitida G.T.A., após a comprovação da vacinação junto ao IDAF.
Para se cumprir a Normativa de numero 06, de 08 de Janeiro de 2004 (Ministério da Agricultura), o Governo do Estado junto de seus parceiros, aplicou um treinamento para os jovens pecuaristas de Marechal Thaumaturgo. 
O treinamento foi aplicado, pelos integrantes do IDF do Acre (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre) que junto aos técnicos do Escritório da SEAPRO em Marechal Thaumaturgo, ministraram o Curso na teoria e prática, capacitando-os na aplicação de vacinas vivas para o combate da Brucelose.  
“Precisamos aplicar esse curso para os jovens pecuaristas, porque se trata da lida com vacina viva e o ser huno tem que ser orientado para não contrair o vírus”. Disse o veterinário Luiz Leite. 
Os cursistas tiveram as aulas teóricas no dia 14 de Novembro, na Câmara Municipal de Marechal Thaumaturgo e a aula práticas, na Fazenda Azevedo do Senhor Cristovam Azevedo.
Segundo o IDF, os Jovens recém-instruídos são criadores ou filhos de criadores e já estão aplicando a vacina em seus rebanhos bovinos.  
O governo do Estado se comprometeu com o treinamento, disponibilizou o profissional (veterinário) e a logística da Campanha.
Donicélio Nunes.
SAIBA MAIS:
brucelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Brucella que causa febre alta, dor de cabeça e dores nos músculos dos indivíduos;
Uma única dose da vacina B-19, contra a Brucelose, protege a fêmea por toda a vida. As bezerras vacinadas devem ser marcadas no lado esquerdo da cara;
SINTOMAS: Febre, Sudorese noturna, Calafrios, Tremores, Fraqueza, Cansaço, Inapetência Perda de peso, Dor de cabeça, no abdômen e nas costas, Pressão baixa e Labilidade emocional.
MAIS INFORMAÇÕES: A brucelose é uma doença crônica espalhada por todas as partes do mundo, causada por bactérias do gênero Brucella, cujas espécies principais, com transmissão ao homem, são a Brucella melitensis, encontrada em cabras, ovelhas e camelos; a Brucella abortus de bovinos, a Brucella suis, de suínos, a Brucella ovis de ovelhas e aBrucella canis, de cães. Todas elas são capazes de transmitir a doença ao homem. A via comum de transmissão se dá pelo contato direto com animais infectados ou pelo consumo de leite não pasteurizado e seus derivados. Esses cocobacilos têm predileção pelo trato reprodutivo, articulações e sistema retículo-endotelial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário