terça-feira, 13 de outubro de 2015

Chuvas nas cabeceiras faz com que o Rio Juruá eleve seu nível. Foto do Facebook de Francisco Laecio, o Paríba

Em conversa por telefone celular com o Jornalista Adjames Lima, locutor da Rádio Juruá FM de Marechal Thaumaturgo, recebi a confirmação que após fortes chuvas decorrentes nos dias 11 e 12 de Outubro, na região de Cabeceira do Rio Juruá, resultou na primeira enchente de início do Inverno Amazônico.
"Todas as praias de areias estão cobertas por água" Diz o jornalista. 
Segundo Edson Gomes, jovem morador do município, que em vistoria à ANA (Agencia Nacional das Águas), em Marechal Thaumaturgo o Rio Juruá elevou 3.10 metros do seu nível que anteriormente estava em baixa.
O foco desta informação foi obtido da página do Facebook de Francisco Laecio, o popular Paraíba que trabalha na Direção do DEPASA naquele município.
Com a elevação do nível do Rio Juruá, os moradores de Marechal Thaumaturgo terão mais facilidades para realizarem suas viagens de visitas à Cruzeiro do Sul (cidade mãe dos pequenos municípios do Juruá) e para outros municípios do estado, tendo em vista que o Rio Juruá é a via de transporte mais utilizada dos moradores, também facilita para os donos de empresas de transporte fluvial e para os comerciantes que precisam transportar suas mercadorias. “Atualmente, por exemplo, a gasolina está custando 5 reais no porto do município e o gás de cozinha 85 reais, um custo tirado do bouço do trabalhador” Conta Adjames Lima.
Para chegar à cidade de Marechal Thaumaturgo, só por meio do Rio Juruá ou transporte aéreo.

Donicélio Nunes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário