quinta-feira, 23 de abril de 2015

Em Porto Walter cães são encontrados mortos / Foto de aquivo pessoal de David Rodrigues.

Os moradores suspeitam de envenenamento.
No dia 21 de Abril, moradores do município de Porto Walter se deparam com seus animais de estimação mortos.
Dois foram encontrados na casa do senhor José Dias que mora perto da Radio Ocidental FM de Porto Walter, um terceiro foi encontrado morto nas proximidades de um tanque clandestino próximo a Hospedaria Lima do Senhor José Lopes e um quarto cão foi visto Morto na Rua que fica próximo ao cemitério de Porto Walter.
Os animais não passaram por pericia, mesmo porque em porto Walter não tem médicos veterinários, mas os moradores suspeitam que tem pessoas soltando bolinhas de envenenamento de cães.
Seu Zé Dias popularmente conhecido na cidade diz que no dia posterior os dois cachorros de sua moradia brincavam em frete de sua casa e pareciam saldáveis.
Os moradores que tiveram seus animais afetados, já buscaram a impressa local (Rádio Ocidental FM) onde comunicam o que esta acontecendo, o apresentador do Programa Manhã Ocidental (David Rodrigues), posteriormente, repassou as informações de suspeitas aos maus tratos de animais para contextualização desta porta de informações, mas até o momento não foi registrado Boletim de Ocorrência nas instituições policiais do Município.
 Cachorros soltos na rua sempre foram motivos de discussão e de inúmeras reclamações, agora, a lei 24.645 de 1934, de proteção aos animais, foi reformulada e prever desembolsos de R$ 100 a R$ 15 mil de multa para quem deixar cachorro na rua.
 Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 03 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 05 anos, a Lei permite ao Juíz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.
Donicélio Nunes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário