terça-feira, 14 de abril de 2015

Agora em Porto Walter comunidade Rural recebe escola em alvenaria e Gestão Barbary ultrapassa seus limites para o incentivo da Educação.

 Escrito por Donicélio Nunes, Secretário de Gabinete e Comunicações/ Fotos Wile Torres. 
“Longe da Capital acreana há mais de 700 km, o município de Porto Walter é ligado aos demais municípios do Acre somente por vias fluviais e aéreas, mas nesses confins popularmente dizendo, existe um prefeito comprometido com gestão municipal”. Diz um analista político.
Neste final de semana, precisamente Sábado (11), o prefeito de Porto Walter José Estephan Barbary Filho ou popularmente Zezinho Barbary, inaugurou a 11ª (decima primeira) escola de sua Administração, desta vez, uma escola em Alvenaria com 05 (cinco) salas de aula mais 01 (uma) sala de informática que segundo o Secretário de Educação Flavio Borges, vai receber computadores e ar condicionado para climatizar todo o ambiente educacional da Escola Rural Venceslau Braz.
A escola que foi recentemente construída sob um só teto de 02 (dois) pavilhões, totalizando 640 metros quadrados, conta ainda com sala para diretoria, sala para os professores, sala para os coordenadores, espaços para arquivos, almoxarifado, cantina, refeitório, pátio amplo, banheiros comuns e especiais e com espaços naturais alternativos para a exposição de aulas recreativas.
“Temos que ser conscientes para sabermos agradecer, a gratidão é uma das maiores virtudes do ser humano e eu quanto professor sei da importância que uma escola como esse tem para o incentivo da educação, então, agradeço o prefeito Zezinho Barbary por ser o prefeito pioneiro nas construções de escolas para o município de Porto Walter. Minha gente, construir 11 escolas com recursos próprios oriundos dos 40% do FUNDEB é um mérito para uma administração pública de qualquer município. Sou consente que a Gestão Barbary vae fazer mais pela nossa educação”. Disse Flavio Borges (Secretário de Educação).    
Com apenas dois anos e três meses de mandato, a Gestão Barbary tirou o município de 09 (nove) inadimplências, dividas com precatórios e com a Eletrobrás totalizando quase 03 (três) milhões de reais.
Em meio ao afunilamento administrativo que se encontrava o município Porto Walter, quando assumiu a prefeitura em Janeiro de 2013, o prefeito Zezinho Barbary encontrou brechas de saída e já dispara na frente, ultrapassando limites para o incentivo da Educação, Produção e Desenvolvimento Social.
O prefeito disse em discurso que já tinha tomado a decisão em construir uma escola de alvenaria na Comunidade Vitória, mas confessou que ficou sensibilizado com as declarações de um garotinho de aproximadamente 08 anos que pediu com os olhos nadando em lagrimas uma escola melhor para ele estudar com seus coleguinhas. O prefeito disse que no momento em que o garotinho pedia a escola os seus coleguinhas puxava-o pela mão para o prefeito passar ao menos 15 minutos do seu dia com eles naquela escola cheia de goteiras e domada por um calor de sauna.
“Era pela parte da tarde e o sol penetrava pelas brechas da parede, as janelas que ficavam em abertas na varanda eram em direção ao pender do sol, com isso o calor se multiplicava, justo por que a sala de aula estava superlotada. Segundo a professora, naquele dia ela lecionava para mais de 35 alunos. Eu disse para aquele garotinho que aquela escola não foi construída por mim, então eu não poderia tirar 15 minutos do meu dia para ficar naquele lugar, mas eu ia fazer uma escola para ele e para os seus coleguinhas e quando climatizar, eu venho estudar até um dia. Aqui esta sua escola garotinho, tenho mais 10 construídas para os demais garotinhos do meu município, se Deus me conceder mais sabedoria e os governos Federal e estadual me ajudarem vou fazer mais para tantos e tantos garotos do meu município”. Falou o prefeito.        
O prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales foi convidado e representado por Antônia Sales sua esposa, Antônia por sua vez, parabenizou a Gestão Barbary por ter feito 11 escolas com recursos próprios e outros benefícios a mais.
“Você está dando um banho no Governo do estado e no Governo Federal Zezinho Barbary, o governo quando faz é com recurso do BNDC e você esta fazendo com recursos próprios”. Disse Antônia Sales.
A câmara de vereadores se fez presente com os vereados da base e da oposição onde o presidente da Câmara Rosildo Cassiano elogiou os trabalhos do prefeito em nome da câmara citando os vereadores presentes.
A Deputada Federal Jessica Sales atendeu o convite do prefeito de Porto Walter e disse que hoje o prefeito Zezinho e Porto Walter tem uma deportada que tem em suas veias o sangue corrente de Antônia Sales e de Vagner Sales, pessoas que não tem popularmente no coro a palavra preguiça.
A jovem Deputada pediu para o prefeito anunciar o combinado em Brasília de mais de 22% de suas emendas para o município de Porto Walter, um total previsto de R$ 2.250.000,00.
Durante o evento, o prefeito fez entrega de 04 (quatro) grupos geradores, uma baleira motorizada, além da grande escola Venceslau Braz.
As festividades de comemoração pela inauguração da Escola Municipal Venceslau Braz foram marcadas por um churrasco com 04 (quatro) bois oferecidos pelos empresários locais, realizado pelo Gabinete do prefeito; 01 (um) torneio que reuniu 23 times da Zona Rural de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Cruzeiro do Sul e de Rodrigues Alves realizado pela prefeitura através do Departamento de Esportes e Lazer; brincadeiras recreativas para as crianças com distribuição de Chocolates realizadas pela prefeitura através do Departamento de Cultura; atendimento de saúde realizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde; atendimento de assistência social com cortes de cabelo para homens e mulheres, pranchinhas, manicure e pedicure, realizado pela Secretaria de Assistência Social para embelezar ainda mais as mulheres e os homens da Zona Rural.
Fechou o evento com um Grande Show Musical com as bandas Charme Som e amor de Vaqueiro, patrocinadas pelas empresas Aerobran Táxi Aéreo, Evastu, Grafite Papelaria, Cruzeiro Motos, Comercial e Hotel Silva, Comercial Cinco Irmãos, JL Informática, Papelaria Papiros, Comercial Pedrosa, Comercial Oliveira, Comercial Coelho, comercial Aurélio e Comercial Rodrigues.
De acordo com o tenente Araújo da Polícia Militar, o evento reuniu um quantitativo de aproximadamente 02 (duas) mil pessoas, mas que tudo ocorreu em um clima de paz sem registro de confusão.
Os moradores e visitantes da Comunidade Vitória parabenizaram e agradeceram ao prefeito de Porto Walter Zezinho Barbary por está cumprindo com seus compromissos políticos e administrativos.      
No dia seguinte, o prefeito de Porto Walter divulgou uma carta de Agradecimento aos seus convidados que participaram das festividades a convite do prefeito.
Carta:
    O PREFEITO Municipal de Porto Walter, José Estephan Barbary Filho, vem em público agradecer aos moradores de Porto Walter que vieram da cidade e da Zona Rural prestigiar as festividades de Inauguração da SONHADA escola de Alvenaria Venceslau Braz da Comunidade Vitória.
Seus sinceros agradecimentos pela presença de todos...
O prefeito também estende seu abraço aos moradores das comunidades dos municípios de Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e de outras municipalidades que vieram participar da festa e das atividades esportivas realizadas na Comunidade Vitória em virtude da entrega da Escola Venceslau Braz...
Em especial, o prefeito agradece A Deus e a comunidade Vitória, pela recepção hospitaleira para com todos os seus convidados...
O prefeito de Porto Walter estende seus agradecimentos há Polícia Militar por ter garantido a segurança das pessoas durante todo o evento...
Na oportunidade, o prefeito de Porto Walter retransmite o abraço de seus convidados especiais, Vagner Sales que não pode comparecer, mas que foi representado por sua esposa Antônia Sales e também retransmite o abraço memorável da Jovem Deputada Jessica Sales que se fez presente e anunciou mais de 22% de suas emendas para o município de Porto Walter.
“Muito Obrigado por tudo”!

  Atenciosamente,
José Estephan Barbary Filho
Prefeito Municipal.


Prefeitura de
PORTO WALTER.
“Trabalho, esse é o nosso Compromisso”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário