sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Porto Walter agora tem porto!



O município de Porto Walter que fica no interior do Acre, com sua cidade localizada na margem esquerda do Rio Juruá, em frente ao antigo Seringal Cruzeiro do Vale, Foz do Rio Humaitá e composto por uma população de Aproximadamente 11 mil habitantes, agora tem um patrimônio que condiz com o seu nome (Porto).
“Antes só tinha o Walter, porto que era bom, nem pensar... Agora sim, depois de 22 anos de emancipação, nossa cidade concretiza a integração da composição do seu nome. Temos um porto”. Disse o vereador do PMDB Arnoldo Lima.    
De acordo com o prefeito Zezinho Barbary (PMDB), a cidade recebeu o nome de Porto Walter, mas não tinha um porto digno para fazer justiça ao seu nome.    
“Antes de assumir a prefeitura de Porto Walter, recém-eleito, desci do palanque e fui a Brasília bater nas portas dos ministérios, dos nossos senadores e Deputados Federais, fui reivindicar um porto que atendesse os embarques e desembarques de nossa população... Agradeço ao Deputado Federal Thaumaturgo Lima que ficou sensibilizado com as necessidades dos nossos moradores e liberou uma quantia de 500 mil reais para construirmos uma rampa de acesso que hoje, dia 31 de Dezembro de 2014 estamos entregando aos nossos moradores”. Afirmou o prefeito Zezinho Barbary.   
A rampa de acesso do porto da cidade de Porto Walter recém-construída e entregue no dia 31 de Dezembro de 2014 foi construída a base de alvenaria e ferro por concreto e cimento virado.
A obra Histórica que intitula parte do nome do município (Porto) atende os moradores e viajantes nos embarques e desembarque da cidade.
Os moradores demostram-se contentes pela construção da rampa de acesso e pelos dois coretos construídos, um para os viajantes e outro para os motos táxis sentirem-se protegidos dos feitos meteorológicos (sol e chuva).
O vereador Guaçone Melo (PMDB), parabenizou o prefeito Zezinho Barbary e em nome da Câmara Municipal e dos demais vereadores da base que se fizeram presentes no ato de entrega, disse apoiarem às ações públicas realizadas no referido município pela Gestão Barbary.
Em discurso, o prefeito Zezinho Barabary (PMDB), agradeceu “todos” vereadores, sua esposa e secretária de Assistência Social (Marinete) por compreender junto de suas filhas a sua ausência do seio familiar, agradeceu a sua Vice-prefeita Nagilda por seu empenho junto a sua administração, agradeceu ao Governo Federal e seus ministérios, aos deputados federais e estaduais, as famílias de Porto Walter, os taxistas, os moto táxi, os proprietários de grandes e pequenos barcos, seus servidores municipais do secretário ao gari, os comerciantes do maior ao vendedor de Vips (suco gelado no saquinho).
A festa de inauguração e entrega dos feitos inaugurados relacionados ao porto da cidade, aconteceu às 9 horas da manhã do dia 31 Dezembro de 2014, onde a prefeitura e os empresários locais ofereceram um coquetel com 2.500 (dois mil e quinhentos) salgados e refrigerantes para os populares presentes.
Saiba mais: De acordo com informações históricas de Porto Walter, o referido município recebeu esse nome em homenagem ao senhor Walter de Carvalho, um senhor de bons modos, que respondia pelas ações jurídicas da vila Humaitá (Subdelegado da Polícia Civil), mas que era hospitaleiro para com os viajantes que trafegavam pela via fluvial (Juruá), que ao saírem da Cidade de Cruzeiro do Sul ou da Vila Thaumaturgo diziam, “vamos pernoitar no porto do Walter”.
No ano de 1910, aproximadamente em 25 de Junho, um batelão de grande porte encontrava-se nessa região, mas precisamente na margem esquerda coberta de rica vegetação. O comandante deste barco era o Coronel Absolon Moreira, que fixou residência na parte mais alta denominada terra firme. De caráter austero (severo, rígido e duro em decisões) e trabalhador, foi ele quem iniciou o desbravamento desta região.
Mais tarde, em cumprimento à Lei n° 1.033 de 28 de abril de 1992, foi criado o município de Porto Walter, com sede na cidade do mesmo nome.
Donicélio Nunes. Fotos: Cleide Silva.  
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário