quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Em Marechal Thaumaturgo, educação e saúde caminham juntas.


Segundo o Gerente da Unidade de Saúde Naldir Mariano o senhor José Niale da Silva, a Secretaria Municipal de Saúde tem o compromisso de levar a saúde para perto do povo e esse compromisso só pode se tornar realidade se acontecer o empenho de todos.
No dia 30 de Setembro de 2014, os servidores da Unidade Mística de Saúde Naldir Mariano, estudantes e professores do Curso do PRONAC Técnicos em Análises e Clinicas, Coordenação de Educação em Saúde e Coordenação dos Jogos Paz na Floresta estiveram na Escola de Ensino Médio Elvira Ferreira Gomes com a finalidade de colher sangue dos docentes e discentes da referida escola para exames e diagnostico de doenças, tipo: Cifres, HIV, Hepatites (A – B - C).
“Acho ótima esse iniciativa da Unidade de Saúde Naldir Mariano, desta forma, não precisamos procurar os postes de saúde para fazer os nossos exames preventivos”. Disse o aluno do 3º ano Jobson Vale.  
“Essa atividade estava programada para o dia 23 de Setembro (Dia da Juventude), mas precisávamos envolver os jovens que estudam os Cursos Técnicos de Análises e Clinicas pelo PRONATEC”. Disse Rosileide Bezerra que coordena a pasta de Educação em Saúde pelo exercício administrativo municipal. 
A jovem Luana que estuda o PRONATEC e o Ensino Médio, demostrou felicidades em realizar suas primeiras práticas de coletas em sua escola: “Somos 37 jovens que estamos em estágio do Curso de Análises e Clinicas do PRONATEC, essa experiência nos motiva a sermos cuidadosos com os assuntos da prevenção de DST”. Concluiu a jovem.
Já a mediadora do curso do PRONATEC disse está apaixonada pelo Curso e pela campanha que estão realizando nas escolas do município: “Afirmo minha gratidões e reafirmo meu compromisso para formação e orientação das prevenções, pois entendo que saúde se faz com prevenção”.  Disse a mediadora Soeli Pinto. 
A primeira parte do Projeto foi direciona para Escola de Ensino Médio Elvira Ferreira Gomes e teve o apoio da prefeitura de Marechal Thaumaturgo, Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação.
Donicélio Nunes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário