quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ribeirinhos de Marechal Thaumaturgo recebem atendimentos médicos em suas comunidades, nas suas casas e escolas rurais.

“Durante o trajeto, atendemos nos leitos dos rios e igarapés”. Diz a médica Marissol.
Nunca pensei que um dia, enquanto pescava, uma equipe médica veria me atender, nem os mais ricos tem esse privilégio. Muito obrigado doutora”. Disse a senhora Ermelinda de 76 anos e que mora no Rio Bagé.
Mesmo doente há 10 dias me sinto vivo e fortalecido ao me acordar para ser atendido por vocês na minha casa. Disse o Senhor Raimundo de 88 anos, morador da Comunidade Oriente.
Pensado no bem estar social e na saúde dos mais distantes, o governo do Acre em parceria com a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, destinam atendimentos de Saúde as comunidades mais distantes da capital acreana. Para isso, conta com o PSF-Móvel que dispõe de uma equipe composta por uma enfermeira (Aracelly Andreatto de Rezende), uma Médica (Marissol Freire), uma Técnica de Enfermagem (Maria das Dores) e Motoristas Fluviais (Márcio e Francisco).
“Essa equipe se aventura pelos rios e igarapés do nosso município, para eles, suas missões são de trabalhar a prevenção e tratar doenças, mas para os ribeirinhos o fortalecimento e a esperança movida pela certeza de dias melhores”.
A felicidade com que somos recebidos no interior é inexplicável, são por muitas razões que a nossa secretaria de Saúde e prefeitura de Marechal Thaumaturgo não se limita em medir esforços para destinarem nossas equipes de Saúde para perto do povo. Diz o Secretário de Saúde Kaiser Allã.
De acordo com o relatório da Enfermeira Aracelly, durante as visitas do mês de julho de 2014, foram realizados 754 atendimentos.
Segundo a Enfermeira, muitos buscam a prevenção de doenças, mas uma grande parte já são encontradas doentes, sem condições físicas ou financeiras para buscarem os atendimentos devidos.  
No dia 9 de Julho de 2014, o Programa de Saúde da Família PSF-MÓVEL de Marechal Thaumaturgo se deslocou para o Rio Bagé, para comunidade Seringueirinha onde passaram 07 dias no trafego dos rios Tejo e Bagé;
Dos dias 22 a 26 de Julho, estiveram nas comunidades do Baixo Juruá do referido Município; e do dia 28 de Julho a 01 de Agosto a equipe fez o atendimento aos moradores do alto Juruá até a Comunidade Belfort.
Durante os itinerantes, a equipe realiza Atendimento Médico, Atendimento de Enfermagem, Consultas de Pré-Natal, Exames preventivos do Câncer do Colo do Útero, Visitas Domiciliares, Puericultura, Palestras, Planejamento Familiar, Acompanhamento dos Hipertensos e Diabéticos, Acompanhamento do Idoso e outros.
Donicélio Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário