sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

“Salve os bocas de ferro”.



Marechal Thaumaturgo teria ficado sem comunicação por 04h00min e os únicos meios de comunicações que se mantiveram em funcionamento foram denunciados no Ministério Público.  
O município de Marechal Thaumaturgo é um dos mais distantes da capital acreana, fica na fronteira do Brasil com o Peru, espaço aberta para possíveis tráficos de Drogas, na maioria das vezes, é desassistido pelo poder Judiciário e de Políticos Federais, um município de difícil acesso, as únicas vias de transporte são o rio e o espaço aéreo, cidade pequena, mas aconchegante onde os moradores sobrevivem do funcionalismo público e privado, da agricultura familiar, do extrativismo vegetal, da pecuária da piscicultura e de trabalhos alternativos.      
O que aproxima as pessoas da cidade de Marechal Thaumaturgo com as demais pessoas nas diversas comunidades rurais, nos bairros da cidade e até mesmos em outros municípios, estados ou países, são os meios de comunicações, mas passam por problemas técnicos e na maioria das vezes não funcionam.  
Por exemplo, a Rádio Juruá FM, no momento é o meio de comunicação mais atrativo da cidade. Os locutores Marcos do Brabo, Adjames Lima, Larissa Alemão e Donicélio Nunes em semanas anteriores, faziam a interatividade com os ouvintes da cidade e do interior pela frequência da FM 88.5, mas a referida Rádio está parada a mais de 15 dias por problemas técnicos.  
Outros meios de comunicações atrativos são a internet, o telefone fixo e móvel, mas passam por constantes quedas de sinal. Nesta quinta-feira (06), os meios citados passaram mais de 04h00min sem utilidade. O sinal da Oi caiu e os moradores passaram das 11h50min as 16h00minh sem utilizar o celular, o telefone e a internet.
 Com tantos problemas em comunicação no município de Marechal Thaumaturgo, na tarde de quinta-feira, as bocas de ferro foram os únicos meios de comunicações que ficaram disponíveis para os moradores mais distantes da capital acreana. A população que tem mais de 14.000 habitantes que precisa de alternativa, de oportunidade e renda, em vez de ouvir critica de político que implora pelo o poder, prefere soluções imediatas para os problemas existentes.  
Todos os dias, exceto nos domingos, mas em horários sugeridos e controlados pela Polícia Civil, os moradores da cidade de Marechal Thaumaturgo ouvem as informações locais, transmitidas pelos locutores Marcos do Brabo e Donicélio Nunes que mantém as tradições da cidade com avisos religiosos, mensagens aos destinatários, propaganda comercial, anúncios de viagens, anúncios de reuniões sociais, mensagens de aniversário e outros.
Mas ultimamente, se ouve falar na cidade que uma senhorita que se apresentou no município em uma reunião política dizendo ser servidora da Polícia Federal e pré-candidata a Deputada Federal que em vez de agradecer, denunciou ao Ministério Público os meios de comunicações (bocas de ferro) que estão para servir a comunidade e inclusive anunciou a reunião política citada. A confirmação da denúncia foi publicada em uma carta no Facebook pela própria denunciante no dia 25 de Janeiro de 2014 que inclusive fez muitas criticas do município sem sugerir alternativas ou soluções para os problemas citados e se posteriormente citar alternativas, supostamente será para seu interesse próprio ou político.  
“Salve os bocas de Ferro”... Disse o taxista Zequinha.
A sociedade thaumaturguense entende que à servidora tem necessidade de ética e precisa ter zelo pela sigla do seu partido político e pela instituição federal em que exerce suas funções profissionais.     
“Essas bocas de ferro servem a “todos” desse município, principalmente as entidades religiosas, políticas, sociais e judiciárias, mas tem gente que gosta de cuspir no prato que come. Nesta terça-feira (04) fiz um aviso que uma criança de três anos estava procurando o pai sem saber o caminho de casa. A garotinha dizia se chamar Estefani. Fui informado pelo Jornalista Adjames Lima que a criança estava sob a proteção de sua esposa. Após avisar, passou-se 5 minutos e a esposa de Adjames retornou a ligação dizendo que o pai da menor ouviu o aviso e foi busca a criança. Já fiz avisos comparáveis a esse em dias anteriores ate as 23h00min e sempre as crianças ditas desaparecidas foram encontradas, também fiz avisos de crianças esquecidas nas escolas por suas famílias no final do horário letivo. De repente aparece em Thaumaturgo uma jovem, aparentemente inteligente, mas desprovida de ética e sensibilidade que supostamente ouviu boa parte de pessoas descompromissadas com nossa gente e toma a decisão precipitado de falar mal de quem o ajuda e denunciar quem não merece, nos determinando horários que já cumprimos e quando descumprimos é por uma causa humana ou para o interesse de um de nossos semelhantes, nos ameaça com abuso de poder dizendo saber leis que não conhecemos, querendo nos enjaular nos submetendo a obedecer aos seus caprichos. Como será se fechar as bocas de ferro como quer a servidora da Federal e uma criança desaparecer? Por exemplo, um de nossos filhos? Será que a Deputada já eleita em Brasília vem a Marechal Thaumaturgo procurar a criança? Precisamos que nossos políticos nos tragam soluções para nossos problemas de comunicação, saúde, educação, drogas, corrupção e outros e não criticas sem soluções”.
Em Marechal Thaumaturgo, as bocas de ferro foram estaladas primeiramente pelo ex-vereador Antonio Cristovão no ano de 2002 nas proximidades da Avenida Cinco de Novembro, depois com crescimento Urbano, foram transferidas para as proximidades da Rua Francisco Bonifacio e posteriormente para as proximidades da Rua Francisco Bezerra onde hoje são mantidas por Marcos do Brabo e Donicélio Nunes em dois pontos diferentes da cidade.  
“Nós que aqui moramos sabemos mais que qualquer um (a) da utilidade desses meios de comunicações”. Disse um popular. 
Os moradores da cidade falam nos cantos das praças, e em seus convívios familiares que as três coisas que mais incomoda os thaumaturguenses são: políticos que aparecem de quatro em quatro anos dizendo ser “parentes” de uns e “amigos” de todos, pessoas que se julgam crentes, mas que se intromete na vida pessoal e profissional das demais pessoas e as leis federais que trata o homem do campo por bandidos proibindo-os de plantar, criar e recuperar suas casas.  
“Não divulgo o nome de quem me persegue, assim eles me esquecem com mais rapidez.”
Donicélio Nunes.

2 comentários:

  1. Desculpe criticar, mas sinceramente acordar 6 horas da manhã ouvindo esse boca de ferro não da meu querido. Sou dai, estive ai mais sendo sincera não gostei de ter acordado com uma pessoa falando negocio de propaganda, e segundo a lei sonora 6 horas da manhã é hora ainda de descanso mas não é só a hora os dias também, feriados e domingos isso não pode,só se tiver um recado urgente é importante.
    Obs: Mas sr. Donicélio se você e realmente é um repórter deveria não ter muita indireta e de modo uma linguagem mais ética e de mais verdades sem levar pro lado pessoal também.
    Muito grata!

    ResponderExcluir
  2. Vc é muito é do seu partidario.

    ResponderExcluir