segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Feira do Agricultor Empreendedor é revitalizada em Porto Walter

 Donicélio Nunes.
O evento reuniu mais de 500 pessoas na manhã do ultimo Sábado (14).
Neste Sábado (14,) os agricultores de Porto Walter se reuniram como de costume as 04h00min no Mercado Municipal e ofereceram seus produtos agrícolas com as diversidades produtivas do município.
Na ocasião, o SEBRAE e Prefeitura executaram o Projeto de Revitalização da Feira do Agricultor Empreendedor onde distribuíram kits para os produtores incluindo recipientes para o transporte de frutas, legumes e hortaliças, também foi entregue: camiseta, boné e avental.
Durante o evento, o senhor Francinei Santos (representante do SEBRAE), falou da importância da Feira do Agricultor Empreendedor e pediu apoio de todos para o fortalecimento da Feira que há três anos beneficia a população de Porto Walter e que hoje é referencia no estado do Acre e modelo para os demais municípios do Brasil.
Já o prefeito Zezinho Barbary aproveitou para agradecer ao SEBRAE pela a parceria, aos vereadores do mandato anterior e do mandato atual que sempre apoiam as ações inovadoras da administração, a Vice-prefeita (Nagilda) e todos os produtores e colaboradores da Feira do Agricultor Empreendedor do município. No momento, o gestor fez uma explanação do antes e do agora e projetou o futuro com a Feira, anunciando mais apoio aos feirantes com investimento direto na melhoria a transporte e orientação técnica para a produção.
“Vou disponibilizar uma cota de combustível para ajudar os produtores cadastrados, um caminhão para transportar os produtos dos senhores do porto para o mercado e me disponho para atendê-los com um barco ou dois botes de alumínio motorizados para vocês transportarem seus produtos de suas comunidades ribeirinhas até a cidade. Vocês decidem” Concluiu o prefeito.         
Os feirantes agradeceram o incentivo da prefeitura e do SEBRAE e de toda população que em todos os Sábados vão ao mercado comprarem suas variedades.

Município de Porto Walter avança após ações inovadoras com o SEBRAE.
Os avanços são notórios, principalmente nas áreas de produção, empreendimento sustentável e fortalecimento cultural.
Após a queda do Ciclo extrativista da borracha, a farinha de mandioca continua sendo o produto mais exportado do Vale do Juruá e o município de Porto Walter - Acre que está nesse contexto geográfico enfrenta a crise nacional com alternativas executadas pela prefeitura, abraçando os projetos ousados do SEBRAE onde na Gestão do Prefeito Zezinho Barbary, executa ações inovadoras como o Festival do Milho, Feira do Agricultor Empreendedor e PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável).
O Festival do Milho, criado em Porto Walter no ano de 2014 com edições em 2015 e 2016 é um projeto de futuro para as próximas gerações. Essa iniciativa do SEBRAE junto da prefeitura motiva a importância do cultivo do milho na região Acreana e arrasta multidões para o festejo popular por 03 dias do mês de Setembro, que na sua 3ª edição já é a maior festa da cidade princesinha do Vale do Juruá.
Em meio às inúmeras conquistas dos 03 últimos anos, SEBRAE e Prefeitura realizam a Feira do Agricultor Empreendedor que em todas as manhãs de Sábado, reúne os produtores rurais do município no Mercado Municipal, vendendo produtos vareados extraídos de seus plantios e de suas pequenas criações.  
O fortalecimento dos dois Projetos citados nos parágrafos acima tem a motivação do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) que de Acordo com o SEBRE e a Prefeitura, é o Projeto Pioneiro do município onde intensifica o cultivo das hortaliças na região quente e chuvosa da Amazônia.  
As três ações apresentadas são unificadas dentro de um planejamento executado pelo SEBRAE, Prefeitura do Município e produtores emprenhadores rurais que juntos se motivam e melhoram a produção, que de forma sustentável enriquecem seus empreendimentos e fortalecem a cultura produtiva e social da região.

Donicélio Nunes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário