terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Moradores de Marechal Thaumaturgo repugnam água capitada e distribuída pelo DEPASA.

A água capitada e distribuída pelo DEPASA em Marechal Thaumaturgo é capitada do Rio Juruá. Enquanto que, a balsa com a bomba de captação de água fica ancorada no porto de baixo de Marechal Thaumaturgo.
Os moradores já conscientizados,  não bebem da água distribuída pelo referido  Departamento.   
A pesar de a bomba ficar acima do Igarapé do Porto (portador do esgoto da cidade), mas não deixa de receber, supostamente, dejetos humanos descarregados pelos banheiros dos barcos que ficam ancorados nos demais portos e encostas acima da bomba de capitação de água do DEPASA, inclusive, supostos vazamentos de gasolina, óleo dízio e óleo preto, derramados durante abastecimentos de motores, galoneiras, ou mesmo das balsas que vendem combustíveis nos portos ou encostas fluviais da cidade.  
É comprovado, que o DEPASA faz todos os procedimentos de tratamento da água distribuída para os moradores da cidade de Marechal Thaumaturgo, mas os proprietários dos barcos e balsas que ficam acima da capitação de água precisam ser conscientizados com relação a real situação que aflige a população.
Há 10 anos, a cidade sofria com a falta de distribuição de água, pois a água distribuída anteriormente a 2003 era extraída da terra, apresentando-se salgada.
Após a implantação de uma subestação de capitação e distribuição de água pelo Governo do Estado. Os moradores sentiram-se mais privilegiados, mas com o desenvolvimento urbano e com a multiplicação de barcos e balsas nos portos da cidade, outros fatores passaram a interferir quanto à qualidade da água destinada aos moradores.
Donicélio Nunes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário