segunda-feira, 28 de maio de 2012

PARA O POVO CONHECER.

Biografia de Ademir Lopes, pré-candidato a prefeito de Marechal Thaumaturgo pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Aldemir da Silva Lopes disputará pela 2ª vez as eleições municipais para o cardo de prefeito de Marechal Thaumaturgo- Acre neste ano de 2012.
Filho de Sebastião Batista Lopes e de dona Cleonice da Silva Lopes. Aldemir Lopes foi o 9º de uma geração de 10 filhos do casal.
Aldemir Lopes é naturalizado de Marechal Thaumaturgo, segundo dona Cleonice (mãe de Lopes), Aldemir foi gerado no seu ventre quando moravam em Marechal Thaumaturgo, especificamente na Vila Restauração onde o casal (os pais de Lopes) viveu por 12 anos e que só nasceu em Cruzeiro do Sul por prevenção de saúde da mãe de Lopes que se precavia, buscando acompanhamento médico em todas as suas gestações.
Aldemir Lopes que nasceu em Cruzeiro do Sul-Acre em 08 de Junho de 1969, desde recém-nascido viveu até aos três anos de idade na Vila Restauração em Marechal Thaumaturgo-Acre.
Morando em Cruzeiro Sul desde os três anos de idade, Aldemir Lopes iniciou seus estudos na Escola São José aos sete anos.
Aos 15 anos concluiu o 1º grau (Ensino Fundamental) e aos 18 anos concluiu o Ensino Médio no ano de 1988.
Formado em Contabilidade, no mesmo ano, Aldemir Lopes engajou no Exercito Brasileiro onde se tornou Sargento.
Após sair das funções militares, Aldemir passou cinco anos de sua vida em São Paulo, concluindo especializações dos seus estudos.
Em 2000, Aldemir Lopes voltou as suas raízes, sua terra, seu município de origem que é Marechal Thaumaturgo. Onde investiu suas economias no mundo do comercio, tornando-se empresário. Depois passou a trabalhar como empresário construtor no referido município.
No ano de 2008, Aldemir Lopes disputou pela primeira vez uma eleição, concorrendo ao cargo de prefeito de Marechal Thaumaturgo. Como não teve a maior aceitação popular no município, Aldemir Lopes perdeu as eleições, mas com uma aceitação de 2500 votos.
Apesar da derrota nas urnas em Outubro de 2008, Aldemir Lopes diz que esta não foi a maior tristeza de sua vida.
Segundo Lopes, sua maior tristeza foi à perda do seu irmão Altevir da Silva Lopes que faleceu no ano de 1992.
Já com relação à derrota nas eleições de 2008, Aldemir entende que foi uma escolha do povo que votou na melhor proposta, mas segundo Aldemir, a menos verdadeira.
Hoje aos 43 anos de idade, casado, pai de 6 filhos, formado em contabilidade. Aldemir Lopes diz estar preparado para ser prefeito de Marechal Thaumaturgo.
“Estou com 12 anos que moro neste município fora os três anos de minha infância, tenho boas relações com o nosso povo e boas razões para me dedicar pelos filhos e filhas deste município. Estive com esse povo na saúde e na doença, nunca virei às costas para aqueles que me ajudaram e para aqueles que precisaram de mim. Tudo que eu tenho, devo a Deus e a esse município. Não fui embora como diziam meus adversários, fiquei aqui, junto dos meus amigos. Se eu tiver a oportunidade de ser prefeito desse município, quero as bênçãos de Deus, saúde e sabedoria para governar o nosso município”.  
Aldemir Lopes disse ainda, “com as benções de Deus, com saúde e educação venceríamos sempre”.    
OBS: - Minha meta, é divulgar a Biografia de todos os Pré-candidatos a prefeito de Marechal Thaumaturgo. Na segunda feira dia 04 de Junho teremos a biografia de outro Pré- candidato.
Donicélio Nunes.

UNIDOS DE MT GOLEIA BIG BRAN FUTSAL CzS.

Unidos de Marechal Thaumaturgo marca 6 gols e vence o VII confronto Intermunicipal de Futsal para o Big Bran Futsal CzS.
O jogo aconteceu no dia 26 de Maio na Quadra Poli esportiva Raimundo Bezerra Frota com inicio as 09h00min da noite.
Apesar de ter o mando de quadra e jogando ao lado de sua tossida, “Unidos de Marechal Thaumaturgo” não apresentava favoritísmo.
De acordo com um bolão de apostas para quem acertasse o placar do jogo do dia 26 de Maio de 2012 (Sábado), 90% dos apostadores apostaram em placares favoráveis ao Big Bran Futsal CzS.
Mesmo com a falta de credibilidade da sua própria torcida, “Unidos de Marechal Thaumaturgo” imperou e venceu o jogo por (6) x (2).
Os dois grandes destaques do jogo foram o jogador Jackson que marcou três dos seis gols de “Unidos de MT” e o goleiro João Paulo do Big Bran que evitou uma goleada mais constrangedora para a equipe visitante. Tchê (1 gol), Mineirinho (2 gols) completaram a goleada de 6 x 2 para o time da casa e Valdo (2 gols) marcou para os visitantes.
“Unidos Marechal Thaumaturgo” foi treinado por Ordones Mota que desta vez aprestou um time ousado, mas com a ausência de Mota que não pode comparecer ao jogo. O time foi comandado por seu auxiliar Jamilson Oliveira que estreou mostrando que tem pé quente.
- A tossida de Marechal Thaumaturgo precisa acreditar em nós. Honramos o nome da equipe (Unidos de Marechal Thaumaturgo) e resgatemos o nosso prestigio. A maioria dos torcedores que vem para quadra não torcer por Thaumaturgo, mas deveria ao menos motivar a gente. Agora viram que somos capazes de vencer. Outra vez, aposte no nosso time (desabafa Richard, Capitão de Unidos de Marechal Thaumaturgo).
Gilmar Santiago (representante da equipe do Big Bran), disse que desta vez não foi possível trazer todos os jogadores que pretendia. Santiago citou: Israel, Som, Émerson e Luiz Enrique.
Mas “Unidos de Marechal Thaumaturgo” não contou com o eis profissional Guedes, com o experiente Cheque e com o garoto de 18 anos Elimaique que já fez teste profissional em Rio Branco.
Mesmo com seus desfalques, as duas equipes apresentaram um ótimo espetáculo. O publico compareceu em massa e renda foi beneficente a uma senhora que precisa fazer tratamento médico. 
Donicélio Nunes.

sábado, 26 de maio de 2012

“Os quebra-molas de Marechal Thaumaturgo”.

Não temos registro na História de Marechal Thaumaturgo que um vereador tenha criado projeto de lei para implantação de quebra-molas para as ruas ou avenidas da cidade de Marechal Thaumaturgo.
Com o abandono do executivo do município e com a contribuição da natureza, “os quebra-molas” estão se multiplicando e a cada dia ficam mais profundos. “Eu escrevi mais profundo”? Há! É que nos outros municípios, os quebra-molas são feitos em forma de onda com meia circunferência sobre o solo, mas em Marechal Thaumaturgo são em forma de crateras com meia circunferência sob o solo.
José Lima Fernandes (o Zequinha), taxista a mais de três anos, diz que se sente envergonhado, quando transporta um passageiro de outros municípios pelas ruas da cidade.
- Tenho que andar por caminhos mais logos para evitar os buracos das ruas, o lugar que poderia ser bem ali estar cada dia mais distante. Fico todo doido de tanto pinotear o carro nas valas, os meus amigos moto-taxi dizem o mesmo. (Desabafa Zequinha).
- Já que o nosso legislativo não apresenta projetos para construírem quebra-molas ondulados e como as crateras do cofre da prefeitura “não tem mais jeito”, ao menos deveriam pedir para o executivo tampar as crateras das ruas.
Donicélio Nunes.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

VII CONFRONTO INTERMUNICIPAL DE FUTSAL (BIG BRAN FUTSAL CZS X UNIDOS DE MT)

Confronto Intermunicipal de Futsal
Neste Sábado dia 26 de Maio, Marechal Thaumaturgo prestigiará o VII confronto intermunicipal de Futsal (Marechal Thaumaturgo x Big Bran Futsal CzS).
Essas realizações foram organizadas por pessoas que sempre incentivaram o esporte no município de Marechal Thaumaturgo.
José Francisco Araújo (ex-coordenador de esportes do município), diz que em pasceria com Gilmar Santiago e com apoios de seus amigos, prefeitura de MT e empresários locais, realizou de 2008 à 2011, seis confrontos de Futsal. Onde Marechal Thaumaturgo ganhou apenas um desses confrontos, pelo placar de 8x6, empatou um em 1x1 e perdeu quatro, três destas derrotas foram em Marechal e uma em Cruzeiro do Sul. As derrotas foram de 12x8, 9x7, 6x5 e 6x5 (em CzS).
Araújo diz ainda, que realizou dois confrontos de Futebol de Campo, um em MT e outro em CzS. Nesses confrontos, ouve um empate por 1x1 (em MT) e uma vitória de virada para MT no estádio “O cruzeirão” por 5x3. 
Já no Futebol de Areia, Araújo promoveu um confronto onde no encerramento do I Festival de Praia Ecológico 2010 em MT, Marechal Thaumaturgo perdeu o único confronto desta modalidade por 3x2.
Mas os confrontos inter entre as duas equipes não param, em Novembro de 2011, no comado de Ordenes Mota, ouve um empate em 5x5 na Quadra de MT.
Neste Sábado, as duas equipes se enfrentarão pela VII vez na modalidade Futsal. Quem será o vencedor? Bem eu acho que será... E você?      
Donicélio Nunes.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Biografia de Lula

Luiz Inácio Lula da Silva


Aos sete anos de idade, Luiz Inácio Lula da Silvamudou-se com a família para Santos (SP), deixando o interior de Pernambuco em busca de melhores oportunidades de vida. Quatro anos mais tarde, em 1956, foi para a capital do Estado de São Paulo. Lá, ainda criança, trabalhou como vendedor ambulante, engraxate e office-boy. Aos 15 anos, tornou-se aprendiz de torneiro mecânico.

Em 1970, depois de perder a esposa grávida do primeiro filho, Lula passou a se dedicar intensamente à atividade sindical. Em 1973, casou-se com Marisa, sua atual mulher. Em 1975, chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Liderou a primeira greve de operários do ABC paulista em 1978, durante o 
regime militar.

Em 1980, aliou-se a intelectuais e a outros líderes sindicais, para fundar o PT (Partido dos Trabalhadores), do qual se tornou presidente. No ano seguinte, liderou nova greve de metalúrgicos, foi preso e teve seu mandato sindical cassado.

Participou da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e, em junho de 1983, integrou a frente suprapartidária 
pró-eleições diretas para a
presidência da República com os governadores de São Paulo, Franco Montoro (PMDB), e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola (PDT).

Lula foi eleito, em 1986, deputado federal constituinte com a maior votação do país. Concorreu à presidência da República em 1989, quando foi derrotado no segundo turno por 
Fernando Collor de Mello, e em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso.

Em 1995, deixou a presidência do PT e tornou-se presidente de honra do partido. Em 2002, foi eleito presidente do Brasil com votação recorde de 50 milhões de votos. Reelegeu-se em 2006, vencendo, em segundo turno, o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), 
Geraldo Alckmin.
Na presidência, a gestão de Lula seguiu a política econômica de seu antecessor, conseguindo com isso colocar o país no rumo do desenvolvimento econômico. Lula também surpreendeu os observadores da cena política por conseguir manter altos índices de aprovação e popularidade, descolando-se das denúncias de corrupção que atingiram seus auxiliares mais próximos.
É inédito na história do Brasil o fato de um presidente concluir seu segundo mandato com um índice de popularidade de 87% (pesquisa CNT/Sensus). Trata-se de um recorde mundial. Fiel ao estilo que marcou seu governo, Lula se despediu da Presidência com choro e nos braços da multidão, tendo sido o centro das atenções na cerimônia de entrega da faixa à sucessora Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em 1 de janeiro de 2011.
Marechal Thaumaturgo estar perdendo sua aparência estética.
A cidade que já foi conhecida por ser uma das cidades mais limpa e bela do estado do Acre, hoje decepciona o alhar admirável das pessoas.
Além do lixo que continua predominado nossa nas ruas de nossa cidade, outro descasos relacionados com o abandono acontece...
Se a primeira impressão é a que fica, as pessoas que visitam Marechal Thaumaturgo sentem o primeiro impacto ao chegarem de avião na pista da cidade que fica do outro lado do Rio Amônia. Uma pista esburacada que todos os anos passa por reforma e nunca fica como dizem os políticos que em toda época de eleições se aproveitam da pista para pedir votos em nossa cidade.
Além da pista, as ruas da cidade apresentam o mesmo problema. Já tivemos registros de moradores como o senhor José Lima Fernandes (o Zequinha), que plantou banheiras na rua de sua casa para sensibilizar os gestores públicos quanto os problemas citados.
Com essa atitude corajosa, os moradores da Rua Mario Lobão foram contemplados com a pavimentação da Rua.
“Será que teremos que continuar plantando bananeiras para os gestores trabalharem”? (cometa o servidor público Oderson Alves,).
Bem, o Zequinha disse que as bananeiras plantadas na Rua Mario Lobão e que em menos de um mês produziu tijolos, era para darem aos políticos mentirosos. E você já plantou as suas?
Comprove esta verdade visitando todas as ruas de Marechal Thaumaturgo e a pista de aviação

quarta-feira, 23 de maio de 2012

DE OLHO NA REALIDADE!

Migração do homem do campo para cidade em Marechal Thaumaturgo.
Essa história eu já estudei e nos lugares onde aconteceram...foram trágicos.
O cortiço abrigou muita gente em diversos países do mundo e hoje a favela e o casebre predomina os pontos periféricos de nossas cidades do Acre, do Brasil, e do planeta.
Nos séculos passados, com a desvalorização das produções agrícolas e com a implantação das indústrias, paizes como a Inglaterra, sofreu com essa migração. Já na segunda década do século XXI, Marechal Thaumaturgo passa por este problema.
No Brasil não foi diferente com a desvalorização do café.
No Acre a migração acorreu com a desvalorização da borracha.
Em Marechal Thaumaturgo o processo de migração ocorre em maça por falta de políticas publicas para o homem Rural. Falta Educação, Saúde Assistência Social, Esportes, Cultura e principalmente Agricultura e Moradia para as pessoas continuarem morando e produzindo no campo.
O governo federal proíbe desmatar, mas não dar outa solução para o homem produzir, concretiza o “Luz Para Todos” somente para alguns e manda uma bolça família para enganar a barriga de quem não pode tirar nem uma tábua para fazer uma moradia digna para sua família.
Cadê o direto a moradia? É, acho que esta lei já era.
O governo estadual por sua vez, distribui sementes para incentivar a produção. Mas onde semear? Se não pode desmatar.
Já o governo municipal deixa tudo lar... Deixa de ir visitar, deixa de mandar merenda para escolas, deixa de mandar material escolar, etc...
E o resultado é que o homem do campo em Marechal Thaumaturgo está migrando para cidade em busca de melhores oportunidades.
Diferente de outras migrações, que o homem migrava com seus pertences deixando a casa. Em Marechal Thaumaturgo o homem Rural há traz para não morar na rua.
E há quem disse dentro de uma Igreja em Janeiro de 2009: “Afrente popular diz que o Acre será o melhor lugar do mundo para se viver... Eu digo, Marechal Thaumaturgo será o melhor lugar do Acre para se viver... Sendo assim, Marechal Thaumaturgo será o melhor lugar do mundo para vivermos” (Filosofo e bacharelado em direitos, Eudes Brandão).
Mas a  realidade é outra, se morrer em Marechal Thaumaturgo, você ganha um caixão novinho. Então, venha morrer aqui!
“Caro leitor, os erros do passado não podem continuar no presente, precisamos criar alternativas para o homem continuar no campo” (Donicélio Nunes).


A REALIDADE

Fuja dos discursos e veja a realidade.
Gestor publico diz que tudo em Marechal Thaumaturgo estão na normalidade, mas esta família que mora na Comunidade Estirão do Tejo, saiu de casa pela madrugada, chegou no posto de saúde municipal as 7:00h da manhã e só foi atendida as 3:00h da tarde. Uma mãe e dois filhos que necessitava de atendimento Odontológico almoçaram refrigerante com bolacha...