sexta-feira, 24 de julho de 2015

Município de Porto Walter recebe visita do senador Jorge Viana.

Donicélio Nunes.
O prefeito Zezinho Barbary recebeu o senador em seu Gabinete e partilharam de um café da Manhã.
Na manhã do dia 21 de Julho de 2015, quando fazia visitas as comunidades do Vale do Juruá, o Vice-presidente do senado (Jorge Viana) pernoitou em Porto Walter. No dia Seguinte (22), por decisões do senador e do prefeito Zezinho Barbary, os dois conversaram as 06h40min da manhã no Gabinete do prefeito.  
Barbary Filho agradeceu ao senador pela Emenda Parlamentar de 200 mil reais para aquisição de barcos. O prefeito convidou o senador para presenciar a entrega que está planejada para o mês de agosto deste ano.
O senador agradeceu o convite e disse que se não estivesse presente, iria indicar um de seus companheiros políticos para representa-lo.
Os dois falaram de crise nacional e dos problemas que o executivo nacional, estadual e municipal enfrenta para superar as dificuldades.  
Jorge Viana parabenizou Barbary pela gestão adimplente, segundo o senador, já temos municípios brasileiros em estado caóticos com possibilidades de perder sua existência por desequilíbrios administrativos.  
O prefeito de Porto Walter pediu apoio parlamentar do senador para conferir junto aos ministérios, emendas alocadas para Porto Walter do companheiro político do Senador Thaumaturgo Lima que estão destinadas ao referido município. “Eu sempre agradeci e agradeço quem ajuda Porto Walter independentemente de bandeiras políticas, o senhor nos ajudou com 05 baleiras e o ex-deputado Thaumaturgo Lima alocou emendas para o porto de nossa cidade e para abastecimento de água”. Sempre divulgo, mas não posso agradecer aqueles que infelizmente viram as costas para nosso município.  
O prefeito apresentou ao senador albor fotográficos de prestação de contas de 10 mil litros de combustível oferecido pelo Governo do estado no ano passado e aproveitou para pedir o intermédio do senador com o governo do Acre para que continue ajudando Porto Walter.
“Só neste ano, já reabrimos 42 km de ramais, pretendo concluir em 100%  e neste ano senador, ainda não tivemos ajuda do nosso governo”. Contou.
Os vereadores petistas que estavam testemunhando a conversa, afirmaram que o Governo do Acre já deu as garantias que irá destinar ainda neste ano, 20 mil litros de combustível para o município de Porto Walter.
O senador Jorge Viana disse que o Governo Federal irá estender as redes de energias para as comunidades do Alto Juruá e O Governo do Estado que irá retomar as ações das ruas de Porto Walter, "mas a Prefeitura precisa ser parceira".    
O prefeito Zezinho Barbary disse que precisa dos apoios oferecidos e as parcerias estão firmadas quando as ações for para o bem da sociedade portowaltense.  

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Moradores do Rio Cruzeiro do Vale recebem a visita do Prefeito Zezinho Barbary.

Donicélio Nunes.
O prefeito, equipe e vereadores ouviram as reivindicações dos moradores, reuniram-se com as comunidades, realizam torneio de futebol, entregam escolas e participaram de churrascos oferecidos pelo prefeito.     
De acordo com informações dos vereadores da Base que acompanharam o gestor municipal, as comunidades demonstram está satisfeitas com os trabalhos direcionados para as comunidades rurais do município.
Durante a visita, o Prefeito recebeu elogios e abraços de agradecimentos pelas ações executadas com os resididos do Rio Cruzeiro do Vale.
O popular Vióla, morador da comunidade Suíça, ultimo residente do Rio Cruzeiro do Vale, disse que já mais imaginaria receber uma sala de aula no terreiro de sua casa.
Já o popularizado Resca que mora dentro do rio Branco, afirma que antes não recebia visita de um prefeito, “Zezinho Barbary está sendo o primeiro a vir aqui e participar de um churrasco com nossos vizinhos”. Os moradores agradeceram pela escola que a prefeitura construiu para seus filhos.  
O senhor Cosmo Gonsalves, morador da Comunidade Davas, disse ver passar no seu porto ou escuta na rádio que a equipe da prefeitura está sempre visitando as comunidades rurais de Porto Walter, levando atendimento de saúde e prevenção com médicos, e equipe de endemias; educação com formação para professores e merenda escolar; além disse, leva esporte, entrega barco, entrega escola, faz assistência social, etc.
No início de 2015, o prefeito de Porto Walter visitou as comunidades do Alto Juruá e dos rios Natal, Ouro Preto, Rio das Monas e Rio Grajaú. Após a visita realizada em Março pelos rios citados, Zezinho Barbary disse que viveu um momento de férias junto dos habitantes mais distantes de Porto Walter. As mesmas palavras de Férias foram enfatizadas pelo prefeito nesta semana, após visita os últimos moradores do Rio Cruzeiro do Vale.
Segundo o prefeito Zezinho Barbary, desta vez, visitou as comunidades do Rio Cruzeiro do Vale que estão situadas da Foz do Nilo para cima, posteriormente, o prefeito irá visitar as demais.
Momentos da viagem.
Na Comunidade Boa Vista.
Participando de Churrasco.
Momentos da viagem.
Chegada no porto do ultimo morador, Senhor Viola.  
Escola na ultima comunidade.
Convidando para o almoço.

Moradores de Marechal Thaumaturgo dirão adeus a Dona Eunice. Foto: Facebook de Leide Vale.

Marechal Thaumaturgo não terá a mesma exercia, perdeu neste dia 22 de Julho uma de suas perfumadas flores.
Dona Eunice, esposa do amigo senhor Tôfo, moradores da Praça Odon do Vale.  
Hoje, os caminhos de Marechal Thaumaturgo não são mais os mesmos. Podemos usar as mesmas trajetórias, mas não veremos mais a mesma rosa...
Dona Elenice, pessoa batalhadora, amável, sensível, adorável e, há... Faltam-me palavras...
Quando visitar Marechal Thaumaturgo, sentirei falta daquele abraço recebido cheio de bondade daquela senhora que sentava sempre no terceiro banco da frente da igreja católica...  
Vítima de Parada Cardíaca, Eunice Oliveira do Nascimento (74), faleceu hoje, dia 22 de Julho, as 05h30minh da manhã, no Hospital Regional de Cruzeiro do Sul. Segundo familiares da vítima, seu corpo será velado na cidade de Marechal Thaumaturgo e seu sepultamento será no cemitério local da referida cidade.

Donicélio Nunes.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Desafios Intermunicipais esportivos.

Na Quinta-feira (08 de Julho), o município de Porto Walter foi o palco dos Jogos Intermunicipais das Olimpíadas Colegiais 2015.
Os desafios foram nas modalidades Futsal sub 14 masculino, sub 17 masculino, sub 17 feminino e Handebol sub 17 masculino.
Segundo o comunicador esportivo Jhones Marques Correia, o município de Porto Walter botou ordem na casa e as equipes representativas do referido município passaram em todas as modalidades para faze regional em Cruzeiro do Sul.
“Essas são uma das provas que temos quando o município investe no esporte, não nos exaltamos por passar em todos os seguimentos para faze regional, até mesmo porque, sou professor de Marechal Thaumaturgo e não fiquei feliz em ver meus alunos sub 14 vitoriosos no jogo de 6 x 2 e derrotados por falta de documentos. É inerente saber que a falta de organização ainda prevalece no esporte do meu amado município de Marechal Thaumaturgo, mas fico feliz por ambos aparentarem-se distantes das marginalidades e assimiladores dos bons comportamento e da ordem do saber, atributos adquiridos por nossos jovens, mas invocados pelas correntes educativas dos nossos pais e professores. Não possamos desconsiderar que o esporte afasta os jovens dos maus caminhos”. Comentário popular de Donicélio Nunes.  

Diz morador de um povoado isolado do Rio Natal: “prefeito Zezinho Barbary foi o único que disse que fazia e Fez”.

O senhor Francisco Barros Cavalcante, mas conhecido popularmente por Tica, morador da ultima comunidade do Rio Natal (Santa Elena) afirma que o prefeito Zezinho Barbary visitou sua comunidade no inicio do ano onde se comprometeu em fazer uma sala de aula nas proximidades das residências dos moradores da referida comunidade.
“Neste dia, fortaleci todas as minhas esperanças... As crianças da nossa comunidade andavam mais de uma hora por dentro da mata para chegarem à escola, um caminho muito perigoso onde já tivemos pessoas picada por cobra e parte da nossa criação comida por onças”. Contou.  
Sensibilizado com a situação, o prefeito Zezinho Barbary vem buscando tirar as 06 (seis) famílias do isolamento, oferecendo oportunidade e subsídio para melhorar suas rendas.
Neste mês de Julho, as crianças da Comunidade Santa Elena, Rio Natal, ganharam uma sala de aula anexo da Escola Gabriel Arcanjo da Comunidade Veneza, Já seus pais que são produtores rurais e criadores, receberam da prefeitura uma baleira (barco) que servirá para o escoamento da produção agropecuária dos resididos no último povoado do Rio Natal.
“Muitos prefeitos ganharam nosso voto prometendo fazer nossa escola... Não apoiamos Zezinho Barbary, mas agora vendo o seu trabalho, pensamos diferente... O único que passou pela prefeitura que disse pra mim que fazia e fez”.
Além da escola, o gestor municipal já destinou para o pequeno povoado, uma baleira e ainda vai mandar um bote de alumínio com um moto potente para transportar pessoas, se acontecer acidentes ou em caso de doença.
Sala de aula construída...
Baleira construída...
Lugar da Escola identificado...

domingo, 5 de julho de 2015

Prefeitura de Porto Walter está sendo a única do Acre que reabre ramais.



Donicélio Nunes.
Durante os trabalhos de abertura dos ramais, moradores ganham tanques e açudes construídos pela Gestão de Barbary.
O prefeito informou que ao concluir o Ramal Gleba Minas superior há 30 km, irá iniciar a abertura do Ramal do Projeto Victória de mais 40 km.
Neste ano de 2015, a prefeitura de Porto Walter está sendo a única prefeitura do estado do Acre que iniciou os trabalhos de abertura de ramis.
De acordo com Antônio Araújo, agricultor assentado há 08 anos pelo INCRA no Ramal Gleba Minas, o Ramal mede 32 km e afirmou que nos últimos 02 (dois) anos (2014 e 2015), o referido ramal vem sendo reaberto pela prefeitura de Porto Walter.
“A nossa sorte, é que temos o prefeito Zezinho Barbary na prefeitura do nosso município, um prefeito que não manda recado, ele mesmo vem pra cá em pessoa para nos ajudar abrir o nosso ramal”. Disse o trabalhador Rural de 42 anos.
Barbary Filho confirma que está ha duas semanas empenhado na recuperação do Ramal Gleba Minas. Segundo o prefeito, a comunidade ajuda quando é preciso colocar pontes nos pequenos córregos e igarapés, mas todas as despesas são oriundas dos recursos próprios da prefeitura reservados dos ISS e ICMS.
“Esse é um trabalho de maior responsabilidade do DERAC que abandonou nosso povo assim que ganhei eleições. Mas com ou sem Governo, vou reabrir mais uma vez os ramis para que nossos amigos produtores escoem suas produções”. Disse o Prefeito.
No ultimo final de semana (04 de Julho), os vereadores Rosildo Cassiano (PSD) e Geone (PP), vistoriaram e testemunharam os trabalhos intensivos de abertura do Ramal Gleba Minas onde parabenizaram pessoalmente o prefeito Zezinho Barbary.
O Ramal Gleba Minas assenta mais de 80 famílias que sobrevivem da produção de farinha de mandioca, milho, arroz, banana, pequenas criações e outras atividades agropecuárias e de piscicultura.